Um homem de 53 anos, morador da cidade de Nioaque (MS), tomou um susto ao entrar no quarto do filho e se deparar com uma jaguatirica descansando sobre a cama. Pensando se tratar de um filhote de onça, ele ligou para a Polícia Militar, que acionou a Polícia Ambiental para atuar na remoção do animal da residência. O homem contou aos agentes que tomou um "susto enorme" ao encontrar o felino no quarto. Ele disse que deixou a janela do cômodo aberta e, quando chegou em casa, se deparou com o animal descansando, deitado, em cima da cama do filho, de idade não informada. Assustado, ele fechou a porta do quarto "correndo" e ligou para a polícia.
"O contato dos seres humanos com animais silvestres tem aumentado muito por causa do avanço das cidades na direção das áreas verdes", afirmou o tenente-coronel Edmilson Paulino Queiroz, comandante da PM Ambiental. "Sua captura tem se tornado muito comum nas áreas urbanas por causa desse avanço, mas também porque existe uma cultura de conservação dessas áreas verdes em torno das cidades, mesmo com a expansão".
Para capturar a jaguatirica, uma fêmea adulta, os agentes montaram uma caixa de contenção na porta do quarto e esperaram o momento em que ela, movida pela curiosidade, se aproximaria e entraria na "armadilha". Segundo Queiroz, em poucos minutos, com todos em silêncio para não assustá-la, ela já estava em segurança, dentro da gaiola de transporte. "Devido às circunstâncias de ser um felino em local fechado, que poderia ferir alguém ou ser ferido, os agentes montaram a caixa de contenção. Mas ela estava calma, mansa, não deu trabalho algum. Não demorou muito, ela foi solta em uma área de mata, a alguns quilômetros de distância, sã e salva. E a família ficou tranquila e em paz".
Fonte: Uol