Para um bom carnavalesco que quer se despedir da folia com chave de ouro, o tradicional “Enterro dos Ossos” ocorre neste fim de semana em Campo Grande. Para curtir ao máximo o “fim da festa”, os foliões chegaram cedo ao Bloco Eita.
Com atração nacional na lista — a cantora baiana Majur — a programação reúne campo-grandenses que ficaram com um ‘gostinho de quero mais’ após o Carnaval. Previsto para começar às 14h, os foliões mais pontuais já ocuparam o lugar junto ao Monumento Maria Fumaça.
Índila Gil, de 28 anos, comenta que já frequenta os bloquinhos da capital há algum tempo. “A estrutura e organização dos blocos aqui de Campo Grande tá muito legal pra gente estar aqui em segurança”, destaca. Além disso, a massoterapeuta explica que o ano até pode começar antes do Carnaval, mas o período exige uma ‘pausa’ para aproveitar e, posteriormente, reiniciar com força total.
O Bloco Eita surgiu em 2024 e chega agora à sua 3ª edição. Assim, visando ‘ocupar a rua’ com a proposta itinerante, a iniciativa faz questão de colocar artistas também de outros segmentos além do Carnaval, tanto regionais quanto nacionais, no mesmo palco. Conforme Juliana Benites, idealizadora do bloco, a nova edição está mais ampla, com uma proposta diferente que inclui também um trio.
“A gente faz essa mistura, sempre lembrando que Carnaval é também espaço de manifestação política, da gente entender a proposta das pessoas e dos encontros de pessoas diferentes, da junção de pessoas diferentes, de lugares diferentes. O Eita fala muito sobre um território de alegria, de pluralidade, encontros e mistura”, descreve.
Ao longo da programação, vários artistas e DJs de Campo Grande levam alegria aos foliões que dão o último grito de carnaval de 2026. Confira as atrações confirmadas:
Julio Prodigy
DJ e pesquisador musical, colecionador de discos de vinil e curador de projetos como Disco na Rua e Salve o Vinil. Seus sets misturam estilos, história da música e posicionamentos sociais, com foco em inclusão e experimentação sonora.
Emy
DJ, professora e ativista com atuação voltada à cultura LGBTQIAPN+. Formada pela UEMS, é fundadora do coletivo “De Trans pra Frente” e reconhecida nacionalmente por sua atuação artística e cultural.
Charanga do Eita
Formada por músicos experientes, reúne sopros e percussão com forte ligação ao carnaval de rua. É o coração rítmico do bloco e conduz o público com energia e identidade popular.
Banda Dovalle, Karla Coronel e Silveira
Dovalle transita por ritmos como samba, soul, bolero e música romântica. Karla Coronel é cantora sul-mato-grossense de voz potente e presença marcante. Silveira é artista de Corumbá radicado em Campo Grande, com carreira autoral iniciada em 2019.
Gikka
DJ, dançarina e produtora, conhecida por sets vibrantes e performáticos. Nome forte da cena local, transforma cada apresentação em experiência de pista e movimento.
O 1º bloco de rua de música eletrônica de Mato Grosso do Sul prepara uma despedida de Carnaval agitada em Campo Grande.
A segunda edição do evento será no domingo, dia 22 de fevereiro, a partir das 15h, no Monumento Maria Fumaça, localizado na Avenida Calógeras. São mais de sete atrações confirmadas para agradar a quem ama música eletrônica.
A ideia é simples: leve o disco de vinil que você tem em casa e vá ouvir com o público que estiver no local. O objetivo é promover uma playlist orgânica e apreciar os clássicos da música.
O evento acontece no domingo, dia 22 de fevereiro, a partir das 10h, na Cervejaria Capivas, localizada na Rua Pedro Celestino, 1079. A entrada é gratuita.
Créditos Midiamax