Em meio à forte estiagem e à baixa umidade relativa do ar, o Morro do Ernesto, um dos principais pontos turísticos de Campo Grande, anunciou a suspensão temporária das atividades devido ao risco de incêndios florestais.
Conforme comunicado divulgado nesta terça-feira (30), as visitações estão suspensas por tempo indeterminado em razão das condições climáticas extremas que atingem a região.
Ainda não há uma data definida para a reabertura. A administração do espaço informou que continuará monitorando os índices de umidade e as condições climáticas. No entanto, o acesso só será liberado quando houver melhora significativa desses fatores.
Em 2024, o ponto turístico ficou fechado por mais de um mês em razão da estiagem prolongada e do risco de incêndios. Naquele período, Campo Grande enfrentava dias extremamente secos, com umidade relativa do ar em torno de 10% e qualidade do ar classificada como insalubre, agravada pela fumaça.
Com a união de cachoeiras, trilha e uma vista privilegiada, a natureza da Fazenda Córrego Limpo — nome oficial de onde fica o Morro do Ernesto — tornou-se reduto para quem busca não só lazer, mas prática de esportes radicais ou, até mesmo, desconectar-se da rotina urbana. O melhor de tudo é que esse paraíso está a apenas 24 km do centro de Campo Grande ou a 20 km dos limites da cidade.
Partindo da Capital, o aventureiro deve pegar a saída para o Detran-MS (Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul). Em seguida, siga em direção à rodovia MS-080. Na primeira rotatória, pegue a direita e siga até um acesso de terra do lado esquerdo da via, onde uma placa indicará a entrada da propriedade, a 7 km dali.
Créditos: Mídiamax